É dito que elas são frutos do Demônio do Oceano e que o segredo de seu poder está escondido na Grande Rota. Por causa de sua raridade, especialmente fora da Grande Rota, inúmeros boatos foram criados em torno delas, tornando difícil dizer o que é ou não verdade a seu respeito. As pessoas comuns pouco sabem sobre elas.
Elas dão a quem as consumir um poder ou formas especiais. Existem potencialmente mais de 100 tipos de Akuma no Mi, que aparecerão em diferentes formatos e cores, sendo sua única característica comum o fato de terem marcas de ondas gravadas em suas superfícies e um gosto descrito como nada melhor que horrendo. Apenas uma mordida em uma é necessária para a transferência de poderes, depois da qual aAkuma no Mi se torna uma fruta comum e indesejável. Também é mostrado que não há a necessidade de morder ou mastigar a fruta se o potencial usuário a engolir inteiramente, como acontece com Buggy. Além disso, foi descoberto que objetos também podem "comer" as Akuma no Mi, criando algumas pequenas aberrações como Lassou, a arma-cachorro e o Funk Freed, a espada-elefante.
Embora o enredo ainda não tenha revelado, parece haver maneiras de descobrir que poderes uma Akuma no Mi dará a seu usuário antes de consumi-la. Shanks e sua tripulação sabiam que o poder de Ruffy seria o da Gomu Gomu no Mi antes que esse a consumisse, e Spandam menciona que as frutas que ele fornece a Kaku ainda não estavam listadas em quaisquer catálogos e que, portanto, não havia maneira de dizer que poderes dariam. Ele também menciona brevemente que as duas frutas continham auras desconhecidas.
Nos dois pilotos originais, o poder recebido por Luffy, da Gomu Gomu no Mi, adivinha da árvore Gomu Gomu que crescia apenas uma vez a cada 50 anos, e não havia sinais de outros portadores de poderes.
Deve-se notar que os nomes das frutas normalmente são retirados de onomatopeias e do vocabulário japonês.
Mas como nada é perfeito, a fruta do diabo também possui as suas fraquezas. A principal é que quem a consome não pode mais nadar ou deixar que a água passe de sua cintura. Dentro da água aqueles que comeram a Akuma no Mi' não passam de pesos mortos e não conseguem se mexer.