Uma de suas primeiras criações foi um personagem chamado Pandaman para Yudetamago (imagem ao lado) do clássico mangá Kinnikuman, que não só foi utilizado em um capítulo do mangá, mas que mais tarde viria a regressar como um personagem recorrente que entrou na própria obra de Oda.
Aos 17 anos, no 44° Tezuka Awards recebeu pela sua pequena história WANTED!, uma Jun-Nyuusen (Honra Prateada), a segunda maior condecoração do festival. Após, publicou Kami Kara Mirai No Present (Um Presente do Futuro de Deus) em 1993 na edição de outubro da Jump Original. Seu talento foi notado pelo pessoal da Weekly Jump e em 1993 com o seu trabalho Ikki Yakou (Uma Viagem na Noite do Diabo) conseguiu chegar a um Nyuusen (Honra Dourada), a maior condecoração do Tenkaichi Manga Awards (o antigo Hop-Step Awards).
Seu talento foi notado pelo pessoal da Weekly Jump e em 1993 com o seu trabalho Ikki Yakou (Uma Viagem na Noite do Diabo) conseguiu chegar a um Nyuusen (Honra Dourada), a maior condecoração do Tenkaichi Manga Awards (o antigo Hop-Step Awards).
Em 1994, após o fim do seu ano como calouro na sua faculdade ele decidiu deixá-la e ir para Tóquio, aonde estudou como assistente de três autores da Jump: Shinobu Kaitani (Midoriyama Police Gang), Masaya Tokuhiro (Jungle no Ouja Tar-chan e Mizu no Tomodachi Kapparman), e Nobuhiro Watsuki (Rurouni Kenshin).
Durante seu aprendizado publicou dois one-shot’s (histórias curtas): Monters, no Autumn Special (especial de outono de uma revista criada pelo pessoal da Weekly Jump, hoje em dia chamada de Akamaru Jump) de 1994, e a primeira das duas versões do Romance Dawn no Summer Special (especial de verão) de 1996. No mesmo ano, alguns meses depois ele arrebentou nas páginas da Weekly Jump com a segunda encarnação de Romance Dawn, publicado na edição nº 41. E como qualquer outra história curta que se destaca, a série ONE PIECE começou em 1997 … e o resto é história!!
Ele tornou seu estilo notável pela sua originalidade e influenciou uma grande quantidade de outros mangakas, principalmente Hiro Mashima.
– Intimidade -
Gosta mais de passar uma boa tarde, música sueca, um bom café, PuyoPuyo, legos, e filmes.
Tem sangue do tipo A.
Odeia baratas (aranhas também, mas ele deixa isso pra la, pois elas comem as baratas).
Oda teve o sonho de virar mangaka com base em Dragon Ball, portanto Akira Toriyama (criador de Dragon Ball e Dr. Slump) é o seu mangaka favorito.
Eles fizeram um one-shot chamado Cross Epoch, com uma mistura dos personagens de ambos: Dragon Ball e One Piece.
É casado com Chiaki Inaba, que tinha atuado como Nami na festa da Jump, durante as apresentações de One Piece.
Criou um personagem chamado Odacchi (apelido de Oda) com base em si mesmo para um curta de futebol que, mas tarde foi o tema do 3° Filme de One Piece.
É fã do Eminem, dos cineastas Quentin Tarantino e Tim Burton.
Os seus três filmes favoritos são Seven Samurai, The Nightmare Before Christmas e Young Guns.
Em uma entrevista para a Shonen Jump disse que seu vilão favorito em One Piece é Buggy o Palhaço.
O pirata de verdade que Oda mais gosta é o Edward Teach, o Blackbeard (Barbanegra).
Os seus três filmes favoritos são Seven Samurai, The Nightmare Before Christmas e Young Guns.
Em uma entrevista para a Shonen Jump disse que seu vilão favorito em One Piece é Buggy o Palhaço.
O pirata de verdade que Oda mais gosta é o Edward Teach, o Blackbeard (Barbanegra).